O que está buscando?

Conhecendo o Programa 5S em casa

Descubra o segundo conteúdo da nossa série sobre o 5S.

 Por: SESI São Paulo
08/05/202015:02- atualizado às 17:35 em 14/05/2020

A Dica nº 1 trouxe informações sobre os benefícios do Programa 5S. Agora vamos falar um pouco mais sobre esse Programa, direcionando sua abordagem para o ambiente residencial.

Conhecendo o Programa 5S em casa:

O Programa 5S foi desenvolvido no Japão na década de 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial. É um Programa que oferece ferramentas para a organização de todos os ambientes, sejam eles industriais, comerciais e residenciais.

É a base para a obtenção de padrões necessários à gestão da qualidade total, quando falamos em trabalho externo, e base para nossa saúde organizacional e financeira, quando aplicamos em casa.

São conceitos simples que, quando praticados, são capazes de modificar as atitudes, comportamentos e melhorando todos os ambientes.

O nome 5S’s vem das iniciais de cinco palavras japonesas, traduzidas no Brasil, por sensos:

  • 1º S – SEIRI – Senso de Utilização
  • 2º S – SEITON – Senso de Ordenação
  • 3º S – SEISO – Senso de Limpeza
  • 4º S – SEIKETSU – Senso de Asseio e Padronização
  • 5º S – SHITSUKE – Senso de Autodisciplina

 

Os 5S foram interpretados como sensos porque é preciso “sentir” a necessidade de fazer algo para melhorar o ambiente e promover mudanças. Ou seja, precisa “fazer sentido” para você, de dentro para fora.

A prática do Programa 5S no ambiente residencial é muito tranquila e poderá promover resultados surpreendentes, especialmente quando compartilhado por todos os moradores.

Acompanhe a terceira e última dica sobre o Programa 5S em casa e saiba como colocar em prática essa ferramenta e usufruir de todos os seus benefícios.

 

Conte com o SESI-SP nessa jornada!

Leia também