O projeto de futebol feminino está vinculado junto ao Ministério dos Esportes, como estratégia de desenvolvimento do esporte no Brasil e a Copa do Mundo FIFA 2027
Por: William Figueiredo, Sesi-SP
08/04/202514:15- atualizado às 11:27 em 09/04/2025
O Sesi-SP dá um passo histórico para o futebol feminino ao oficializar a vinculação definitiva junto à Federação Paulista de Futebol (FPF), e garantir a participação no Campeonato Paulista de Futebol Feminino Sub-15 a partir de 2025. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento da modalidade e a formação de jovens atletas no estado de São Paulo.
Foto: Karin Kahn / Sesi-SP
Desde agosto de 2023, o esporte vem sendo estruturado com investimentos em infraestrutura, formação do corpo técnico e captação de talentos. Com as adequações realizadas, a equipe está apta a disputar a competição estadual em seu estádio no Sesi Rio Claro (SP), proporcionando um ambiente de qualidade para os jogos oficiais.
Mirela Cagliari, coordenadora de desenvolvimento esportivo do Sesi-SP, celebrou a conquista e destacou a relevância da federalização para o crescimento do futebol feminino no estado.
“Esse momento representa um grande avanço para a modalidade. É fruto do caminho sólido que estamos criando para a formação de atletas. O Sesi-SP sempre esteve comprometido com o desenvolvimento esportivo e, agora, damos mais um passo para consolidar essa trajetória. Estamos ansiosos para entrar em campo e representar a força da indústria paulista nos gramados”, afirmou.
Foto: Karin Kahn / Sesi-SP
Segundo o gerente de esporte e lazer do Sesi-SP, André Avallone, o projeto do futebol feminino faz parte da estratégia nacional para a Copa 2027 e do desenvolvimento da modalidade, em parceria com o Ministério do Esporte. “Queremos estar na linha de frente desse movimento, uma vez que o nosso objetivo é o fortalecimento social e esportivo, transformando vidas dentro e fora dos campos”, afirmou Avallone.
Com a federalização, a preparação para o Campeonato Paulista Sub-15 já começou em janeiro, com a pré-temporada, avaliações físicas integrada à inteligência esportiva do Programa Sesi Esporte, e seletivas em quatro cidades.
A peça-chave nesse processo é a técnica Beatriz Margutti, conhecia como Bia, que ressalta a força do projeto e as expectativas para a estreia no campeonato.
“Estamos fazendo história! Queremos colocar em prática tudo o que trabalhamos há dois anos com esse projeto. Sabemos da força das equipes adversárias, mas estamos prontos para competir em alto nível, com a formação de talentos e a oportunidade para que mais mulheres ocupem espaços de protagonismo no esporte”, destacou.
Foto: Karin Kahn / Sesi-SP
Além da formação de atletas, o Sesi-SP tem um compromisso sólido com o desenvolvimento de treinadoras. Em um cenário em que apenas 15% dos times do Brasileirão Feminino A1 contam com mulheres no comando técnico, a instituição investe na capacitação de profissionais, para reduzir essa disparidade e ampliar a participação feminina nos cargos de liderança esportiva.
Os profissionais que desenvolvem a modalidade feminina em 15 cidades do estado de São Paulo, conquistaram as Licença C ou B, da Confederação Brasileira de Futebol, e promovem alinhamentos periódicos de integração e metodológico.
Com a estreia marcada para maio de 2025, o Sesi-SP segue firme em sua missão de transformar vidas, por meio do esporte e contribuir para um futuro promissor do futebol feminino no Brasil.
Foto: Karin Kahn / Sesi-SP